terça-feira, 11 de junho de 2013

Uso do Perlite ou Perlita

**Atualização ao final do texto.

Semana passada divulguei uma foto na Fanpage, onde eu mostrava o substrato que iria usar para plantar mudas de suculentas, Perlite e um adubo específico para cactos e suculentas.
Muita gente me perguntou o que era e como funcionava, como é a primeira vez que estou usando fiz uma pesquisa rápida.
Perlita ou Perlite é rocha vulcânica não tóxica, aquecida a altas temperaturas, muito leve e porosa é estéril evita assim o trabalho e custo de desinfecção.
- Ideal para acelerar o enraizamento de mudas.
- Absorve e mantém o ar e umidade do substrato.
- Melhora a estrutura do solo, evitando a compactação e endurecimento.
- Pode ser usado parcialmente ou totalmente no lugar de areia e cascalho para melhorar a drenagem e isolamento.
- Adicione 1 parte de Perlita para 4 de terra, misture bem  e após plantar, regue muito bem.
- Diminui o risco de danos na planta quando transplantada.
- Para estacas frágeis e propagação a partir de folhas, use a mistura de partes iguais de Perlita e substrato.
- Para mudas de plantas muito frágeis aumente a mistura para duas partes de Perlita e uma de substrato.
- Assim que as raizes se desenvolvam, envase de forma normal numa mistura de substrato e Perlita ou somente em substrato.
- Por ser muito leve em muitos casos viabiliza o plantio em cestas e vasos pendurados.
- Ao inclui-la, são melhoradas as características físicas das misturas, oferecendo resistência à compactação, suficiente infiltração para drenar as chuvas e maior habilidade para resistir às secas.
- Dada sua capacidade de isolamento térmico, a Perlita Expandida é ideal para cobrir as sementes, especialmente as zonas expostas ao sol e altas temperaturas diurnas.
- É inorgânica, não deteriorando e resiste a insetos, preenchendo completamente os vazios e cavidades das paredes e blocos.
- O uso de Perlita em misturas de substratos para vasos, floreiras e recipientes, permite uma germinação rápida e um perfeito desenvolvimento da planta, já que possui a capacidade de manter níveis ótimos de temperatura e umidade enquanto provê uma adequada drenagem. Além disso, a capacidade de aderência nas raízes reduz o impacto do transplante.

Perlite ou Perlita são estes pontinhos brancos na terra.


Perlite ou Perlita são estes pontinhos brancos na terra.




Se o sucesso das minha mudinhas depender de do tal Perlite...acho que não terá erro.

Aqui estão alguns produtos que estou usando além do Perlite.
Enraizador natural e Fertilizante para cactos
 Constatação 
Comecei a usar o Perlite na época que escrevi esse post e constatei (03.07) que realmente as mudinhas estão enraizando mais rápido, apesar de muitos fatores aqui na Irlanda colaborarem contra, a umidade a fria temperatura e pouco sol, mesmo no verão. Então ESTÁ APROVADÍSSIMO!!!

18 comentários:

  1. Sheila,

    Vulcão é o que não falta por aqui. Acho que nem preciso comprar. Rs
    As nossas menininhas merecem todo o carinho e cuidado. Bom que você faça essa experiência e nos conte depois o resultado.
    Não está fazendo muito frio ainda, mas não dá pra mexer muito nas plantas. O jeito é só ir lá da uma olhadinha, conversar um pouco, e esperar a primavera.
    Um lindo dia! Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lucinha querida!! To achando que tu vais ter que frequentar os vulcões neo-zeolandeses mais seguido...Não sei se tem a ver mas algumas mudinhas que pkantei e andei furungando (erradissimaaaaaaaaaamente) já estão enraizando...milagre ou o perlite mesmo, mas ainda estao em observação, te falo mais a respeito mais tarde.
      Beijinhos e bom final de semana para nós todas!!

      Sheila
      http://vidasuculenta.blogspot.ie/

      Excluir
  2. Sheila, querida, aos pouquinhos vou-te acompanhando, aprendendo coisas.
    As mudinhas estão liiiiindas!
    Vou procurar no horto.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Oi querida... Sou nova no assunto, mas velha na admiração dessas plantinhas.
    Todas as que troquei de lugar, morreram. Vou estudar mais e me dedicar ao plantio.
    Quero ter muitas aqui em casa.
    Eu moro em apartamento (Rio de Janeiro), mas tenho uma casa em Saquarema. Lá é que quero ter muitas suculentas. Estarei atenta a tudo o que ensinar.
    Vou procurar essa Perlita. Será que vou achar por aqui?
    A cada passo que der, vou fotografar e passar pra vc. Assim me ajuda nos erros que cometer. Adorei ver seu trabalho... Parabéns. Bikotas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que delicia que vais comecar a se dedicar as nossas queridas e lindas suculentinhas...vao ficar lindas na tua casa de praia...Eu moro em apartamento também, só que na super chuvosa e fria Irlanda estou testando como elas vao se dar aqui, as que tenho trouxe da minha casa em Portugal, se der certo aqui vou comecar a comprar mais e talvez até venda algumas..Tudo como teste..vamos ver como fica!!
      Qualquer duvida ou segestão de pauta me manda um comentario aqui ou na fan page!!

      Beijinhos
      Sheila

      Excluir
  4. Oi Sheila!!!! venho aqui todos os dias, sempre dou uma espiadinha.
    Comecei agora uma pequena coleção de suculentas e estou aprendendo muito contigo....obrigada.
    Li em algum lugar que seria um vicio, é verdade, meus pensamentos são só suculentas rsrsrsrrsrsr
    Tenho muitas e muitas duvidas.....mas acho que devagar vou conseguindo aumentar minha coleção.
    Sou de Santa Catarina também e meu sonho de consumo é ter uma coleção igual a da Josi Cardoso, quem sabe um dia eu chego lá.
    Obrigada pelos seus ensinamentos
    Parabéns e um grande abraço
    Rose

    ResponderExcluir
  5. Onde posso encontrar perlite em Belo Horizonte, Minas Gerais?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, eu possuo uma distribuição de perlite. trabalho ha 6 anos com isso. Por favor entre em contato. Caso eu não consiga abastece-la ao menos conversaremos sobre boas lojas que tentarei abordar na sua região.
      Obrigado
      itatec@itatec-am.com

      Excluir
  6. Oi unknown rs!! Olha nessa época eu mrava na Irlanda e eu encontrava em lojas de DYI, que normalmente tem uma parte de jardinagem!! Tente perguntar nas floriculturas, eles devem saber com certeza!!
    Beijinhos
    Sheila

    ResponderExcluir
  7. Boa noite, tenho uma dúvida,gostaria de saber onde você compras as suculentas e os cactus,sera que você pode encaminhar para min o endereço? Desde ja agradeço.

    ResponderExcluir
  8. Oi Katherine!! Dá uma olhadinha neste post http://vidasuculenta.blogspot.co.uk/2013/08/onde-comprar-suculentas-e-cactos-lojas.html

    ResponderExcluir
  9. Ola, meu nome é Regina. Aqui em Vitória da Conquista -BA beneficiamos um minério chamado DIATOMITA (origem lacustre) que é um mineral substituto da Perlita (origem vulcanica), com as mesmas propriedades. Caso queiram enviamos por correio Contato: ticmei@hotmail.com e cel. 77- 991231538.

    ResponderExcluir
  10. Ola, meu nome é Regina. Aqui em Vitória da Conquista -BA beneficiamos um minério chamado DIATOMITA (origem lacustre) que é um mineral substituto da Perlita (origem vulcanica), com as mesmas propriedades. Caso queiram enviamos por correio Contato: ticmei@hotmail.com e cel. 77- 991231538.

    ResponderExcluir
  11. Trabalhamos com Perlita, que diferente de outros minerais, não cria fungos, pois é totalmente inerte. Tel. para contato: (11)3539.4700

    ResponderExcluir
  12. Boa tarde! Por favor, vc poderia me dizer qual a granulometria ideal da perlite para as suculentas?

    ResponderExcluir
  13. Boa tarde! Por favor, vc poderia me dizer qual a granulometria ideal da perlite para as suculentas?

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...